Thursday, July 13, 2006

Suicídio

Vincent,

Eu penso que uma pessoa que comete suicídio pode ser salva.
Você pensa que 1Coríntios 10:13 apresenta um problema para esta visão?

Obrigado,
Felipe Sabino


Suicídio é um ato muito perigoso. Primeiro, parece que é correto dizer que ele é equivalente ao assassinato, visto que envolve tirar uma vida que ninguém tem permissão moral de Deus para tirar. Segundo, para aquele que comete este ato, ele é ainda mais final do que assassinar outro alguém, visto que neste caso o assassino também é aquele que é assassinado. Não há nenhuma chance de se arrepender.

Dito isso, é possível que uma pessoa que se mate possa, todavia, ser salva. Eu penso que isso depende do porquê ela cometeu o suicídio. Ela é insana? Está sofrendo depressão extrema? Está sob algum tipo de pressão e pensa que o suicídio é a sua única opção? Alguns casos podem ser muito difíceis para um estranho julgar. Novamente, não há nenhuma chance de arrependimento. Se a pessoa é salva, é somente devido à graça de Deus e ao sangue expiatório de Cristo, que já pagou por todos os seus pecados.

Não, eu não penso que 1Coríntios 10:13 necessariamente contradiga esta visão. TODO e QUALQUER pecado é um pecado contra 1Coríntios 10:13. Isso simplesmente significa que nunca há uma escusa para o pecado, incluindo o suicídio. Mas nós ainda pecamos frequentemente, e recebemos o perdão por isso. Da mesma forma, isso poderia significar que o suicídio nunca é necessário, e é errado uma pessoa pensar que ele é a sua única opção. Mas novamente, nenhum pecado jamais é necessário, ou a única opção de uma pessoa.

Mesmo se concordarmos que uma que se mate possa ser salva, devemos insistir que este é um ato muito perigoso e arriscado, e fazer o máximo para advertir as pessoas contra ele. A melhor solução em longo prazo, certamente, não é esperar até que alguém chegue ao ponto de suicídio, mas a pessoa exercitar-se na fé e piedade diária, e obter a ajuda e encorajamento de uma comunidade cristã.

Vincent
http://www.rmiweb.org

3 comments:

Alan said...

Não sei mais o que dizer sobre tais coisas, muitas teorias, muitas crenças. Um dia saberemos com é! Abraços

Pep said...

Bom, eu lembro que vi no filme de Bonhoeffer que ele abençoa um soldade alemão que tentaria se matar explodindo junto com Hitler.
Esse seria um suicidio e homicidio junto.
Bonhoeffer cita jesus para abençoar esse ato. "Não há amor maior do que alguem dar sua vida por seus amigos"

Bom...fica ae mais um texto para sacudir a nossa "velha opinião formada sobre tudo"

Graça e paz

rogerio_carneiro said...

PEP ....
É DAR A VIDA....E NÃO A MORTE......