Sunday, March 06, 2005

Reprovação Ativa vs. Passiva

Alguém me enviou uma pergunta sobre reprovação ativa vs. reprovação passiva. O que segue abaixo é parte da minha resposta juntamente com leituras recomendadas:

O motivo (da reprovação passiva), certamente, é distanciar Deus do contato ou envolvimento direto com o mal e, mesmo assim, manter o controle de Deus sobre o mal de alguma forma. Muitos escritores reformados modernos cometem este erro. Como eu mostrei no meu Comentário sobre Efésios, reformadores tais como Lutero e Calvino deram grandes indicações e, algumas vezes, até mesmo afirmações diretas de que a reprovação deve ser ativa, mas até mesmo eles nem sempre foram consistentes, visto que o motivo para "exonerar" ou "escusar" Deus ainda estava presente muitas vezes. Minha objeção, em resumo, é que é biblicamete errado e metafisicamente impossível distanciar Deus do mal dessa forma. Isto é deísmo implícito.
Leituras recomendadas:

Vincent Cheung, Commentary on Ephesians.

Vincent Cheung, "The Problem of Evil." [Tradução]

Gordon Clark, God and Evil.

Jay Adams, The Grand Demonstration.



Vincent Cheung
Email: vincent@rmiweb.org
Web: http://www.rmiweb.org/

No comments: