Sunday, March 06, 2005

Resposta de Cheung à minha pergunta sobre Pentecostalismo


Não, eu não tenho nada escrito diretamente sobre Pentecostalismo, ainda. A obra mais relevante que eu escrevi até aqui é Biblical Healing [Cura Bíblica].

Visto que eu sou contra quase tudo o que os pentecostais e carismáticos crêem, eu nunca me caracterizaria como um pentecostal ou carismático. Contudo, nem sou um cessacionista absoluto, porque eu creio que Deus ainda faz o que Ele quer, e algumas vezes Ele pode decidir fazer coisas que estão fora do ordinário, incluindo curas e outros "milagres", frequentemente em resposta à oração. Isto é apenas uma aplicação consistente da doutrina da soberania divina. Eu creio que isto é consistente com o pensamento reformado predominante e histórico em princípio. Eu digo "em princípio" porque muitos reformados que dizem as mesmas coisas que eu digo aqui, pregam e se comportam como se Deus agora se recusasse a fazer algo fora do ordinário. Mas não há evidência bíblica para proibir Deus de fazer certas coisas hoje. Ou, eles dizem que Deus ainda pode fazer o que Ele quiser, mas que Ele não mais deseja fazer coisas extraordinárias. Mas, nem para isto há evidência bíblica, exceto por inferências forçadas e inválidas que são algumas vezes apresentadas. De fato, algumas pessoas (talvez intencionalmente) pregam e se comportam como se este mundo tivesse se tornando um mundo deísta após os apóstolos. Em alguns casos, isto pode ser uma super-reação ao excesso carismático, mas seja qual for a razão, ela é anti-bíblica.

Antes, devemos afirmar que Deus é livre para fazer o que Ele quiser hoje como no passado, incluindo coisas extraordinárias. Agora, quão freqüentemente Ele escolhe fazer estas coisas extraordinárias é outra questão, mas eu não diria que Ele nunca mais as realiza. Esta é a minha posição básica, pelo menos com respeito ao cessacionismo vs. continualismo.

Talvez eu escreva algo diretamente sobre o Pentecostalismo no futuro, incluindo línguas, batismo no Espírito, etc.

Por enquanto, obrigado por seu esforço contínuo em traduzir meus materiais.

Vincent Cheung
http://www.rmiweb.org

1 comment:

RiMiLi said...

É lamentável que muitos se posicionem CONTRA seus irmãos pentecostais COMBATENDO posições bíblicas de que não crêem.

São soldados atirando em membros de seu próprio exército....

Ricardo