Sunday, March 06, 2005

Resposta de Cheung à minha pergunta sobre a palavra "revelação" de 1 Coríntios 14:30 e sua relação com "iluminação" de Efésios 1:17-18.


Eu não tenho olhado para esta passagem há um bom tempo, então, precisaria revisá-la e a literatura relevante, se eu fosse dar uma resposta definitiva. Eu faria isso se fosse para escrever sobre a passagem.

Dito isto, penso que o contexto favorece o significado de que ela é uma revelação especial do Espírito. Eu tenho lido ambas as interpretações a partir dos escritores reformados ortodoxos, mas o contexto realmente demanda, penso eu, uma revelação antes do que uma iluminação. E "revelação" relacionada com "profecia".

Eu não diria "inspirada" para evitar confusão com revelação num nível escriturístico/apostólico, mas eu diria que é uma revelação especial do Espírito. Esta é uma distinção legítima, visto que, mesmo nos tempos bíblicos, nem todas as profecias verdadeiras foram contadas como parte da Escritura.

Além disso, isto não diz nada acerca do que ela significa dentro do contexto do que Paulo está tentando passar aos Coríntios, e ela não nos diz automaticamente como aplicar a passagem para as nossas igrejas hoje, ou se a mesma coisa acontece em nossas igrejas hoje. Estas são questões separadas.

Assim, o fato de que eu favoreço este significado para a palavra não significa que eu concorde com a forma como os carismáticos a usam. De fato, eu diria que, mesmo se este verso implicasse que devemos ter profecias reveladas espontâneas em nossas igrejas hoje, isso NÃO é praticável nas igrejas carismáticas, visto que eles não conhecem a verdadeira doutrina, não podem julgar a falsa doutrina, e eles tomam quase tudo como inspiração, etc. Em outras palavras, embora eu creia que a palavra se refira a algum tipo de "revelação", isto não significa que eu necessariamente infira a partir disto o que outros inferem.

Apenas para assegurar, eu folheei rapidamente os comentários de Calvino de 1 Coríntios 12 a 14. Oxalá ele fosse mais claro sobre profecia, mas parece que minha posição pelo menos não contradiz a dele.

Então, eu verifiquei Matthew Henry, mas somente 1 Coríntios 14. Henry é muito mais claro, e sua interpretação concorda com a minha. De fato, ele diz algumas outras coisas que concordam com o que eu penso, assim, eu recomendaria a leitura de seus comentários sobre esta passagem se você quiser um pouco mais de detalhes sobre o que eu penso. Mas ele vai até o ponto de usar o termo "inspiração divina", que mostra que ele concorda que seja "revelação", mas eu hesito em usar este termo aqui.

Vincent Cheung

No comments: